-
Arquitetos: Mold architects
- Área: 360 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos, Panagiotis Voumvakis
-
Fabricantes: ALUSIDE, AkzoNobel, Alumil, AutoDesk, CONCORD, Davide Groppi, EGREEN, ELECTA, Flexalighting, INTERPLANTS, KARATOLIOS, KHPEUSIS, NOVANTADIECI, POOL CENTER, SERPETINIS, SITE SPECIFIC, STARIDAS, TEM, Unonovesette
Descrição enviada pela equipe de projeto. A NCaved está localizada em uma pequena enseada rochosa isolada na Ilha de Serifos, aparentemente pairando um pouco acima do nível do mar. A necessidade de criar um abrigo protegido, num local com uma bela vista, mas abertamente exposto aos fortes ventos de norte, levou-nos à decisão de perfurar a encosta, em vez de criar um conjunto de espaços alinhados ao nível do solo.
Aplicamos uma malha retangular à encosta para produzir um “tabuleiro de xadrez” tridimensional de sólidos e vazios que acomodam e, ao mesmo tempo, isolam os volumes residenciais. Esta geometria rígida é descontinuada com a rotação do último eixo da malha, e fornece uma visão mais ampla da sala de estar. O deslocamento do eixo intensifica significativamente o senso de perspectiva e, portanto, o impacto visual da residência parece minimizado.
As paredes longitudinais de pedra delineiam e protegem os espaços interiores e exteriores. São os limites verticais que conduzem o olhar do visitante para a linha do horizonte. Em contraste com as robustas paredes de pedra, as fachadas transversais são leves, em vidro, e podem ser abertas em toda a sua extensão. A frente é totalmente aberta para a vista leste, enquanto as janelas posteriores emolduram os jardins internos, aumentando o fluxo de ar e permitindo a entrada de luz na residência.
Iluminação e ventilação com aberturas frontais e posteriores, pedra, um telhado plano, isolamento adequado, bem como painéis de vidro de baixo consumo de energia adicionam ao projeto excelentes características bioclimáticas. A residência está dividida em três níveis: quartos, salas e uma casa de hóspedes. Os dois primeiros se comunicam internamente, enquanto a casa de hóspedes é independente. Uma escada conecta os três níveis externamente e leva à entrada principal, localizada na sala.
Esta descida suave para o interior da casa revela lentamente os espaços inicialmente ocultos, enquanto emoldura uma vista de dois lados: para o mar durante a descida, para o céu durante a subida. Nas áreas escavadas existem espaços “negativos”.
Eles resultam do corte e da remoção de parte da rocha. Esta sensação áspera de uma cavidade natural foi o que pretendemos recriar com a nossa escolha de materiais e paleta de cores. Pedra, concreto aparente, madeira e metal são usados com precisão para criar estruturas internas.
Perfurações nas fachadas e no piso produzem padrões de sombra. Emparelhadas com grandes superfícies de espelho reflexivo, elas criam uma atmosfera diferenciada nas áreas privadas da residência. Por fim, os pergolados parecem flutuar, denotando o aspecto físico da residência, que se integra à paisagem, mas mantém uma presença dinâmica.